quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

De Atenas à Ilha de Mykonos

                                      
 Saindo do porto de Piraeus-Atenas
                                       De Atenas a Chora (se pronuncia Cora) na ilha de Mykonos:
O metrô aqui tem 3 linhas, como a foto do post anterior, muito fácil andar por Atenas.
Então se pega o metrô na estação Omonia e desce na parada final, no porto de pireus, e a viagem dura 20 minutos. O valor do bilhete I/V é de €68,00, o trajeto dura 5 hs, e faz duas paradas nas ilhas de Syros e Tinos. A viagem é muito tranquila e confortável, isso se o mar Egeu estiver de bom humor .
Geralmente tem saídas de navios todos os dias, a ida sómente às 7:30 am, e a volta às 16:15, com a companhia que escolhi. Esses valores valem para a data que fui: no natal de 2014.                                       
                                       



                                          Passando pela ilha de Tinos.
Tinos (em grego: Τήνος, Tínos) é uma ilha grega, no mar Egeu. Faz parte do arquipélago das Cíclades. 
A antiga cidade de Tinos situa-se no sudoeste da ilha, no lugar onde hoje está Aios Nikólaos na capital actual. Nos seus arredores fica um templo dedicado a Poseidon, situado numa cova, onde se celebravam festivais a que assistian quase todos os habitantes da ilha. Poseidon surge nas moedas de Tinos. Outra cidade da ilha foi Eríston, no interior, onde agora está o povoado de Komi. Uma curiosidade de Tinos era uma fonte de água que não se podia misturar com vinho, que era e é ainda o produto principal da ilha, onde se destaca a malvasia, originalmente surgida em Monemvasia, no Peloponeso.
Os seus nomes antigos foram Hidrussa e Ofiussa. Este último nome era devido à abundância de serpentes.

   
                                          Passando pela ilha Siro.
Siro (em grego: Σύρος; transl.: Síros, ou Σύρα, Síra), também Siros ou Sira, é uma ilha grega das Cíclades, no mar Egeu, a 144 km ao sudeste de Atenas. A ilha, anteriormente pertencente à antiga prefeitura das Cíclades, atualmente constitui a unidade regional de Siros, à qual pertencem os municípios de Hermópolis, Ano Syros e Posidônia. Hermópolis é a capital da ilha e também das Cíclades. A cidade sempre foi um importante centro portuário, e durante o século XIX superava em significância até mesmo o Pireu.
                                          Míconos (em grego: Μύκονος, Mykonos) é uma ilha da Grécia. 
Faz parte do arquipélago das Cíclades, um grupo de ilhas do Mar Egeu. Tem uma área de 86 km² e uma altitude máxima de 364 m. É composta principalmente de rocha de granito e tem pouca água. Tinha uns 6200 habitantes em 2002. 
Achados arqueológicos indicam que os jônios chegaram a Míconos no começo do século XI a.C.. Descobertas mais recentes revelaram reminiscências de tribos do período Neolítico. Na mitologia grega, Míconos foi o local da batalha entre Zeus e os Gigantes. A ilha recebeu o nome do filho do deus Apolo, Míconos. Na Antiguidade, Míconos, graças à sua proximidade com a populosa ilha de Delos (situada a cerca de 2 km da mesma) foi uma importante fonte de suprimento e possivelmente um local de refúgio para os moradores desta.

                                          A ilha é cheia de gatos, um mais lindo que o outro.

                                                       ... e seus moinhos de vento...














Um comentário: