quinta-feira, 3 de setembro de 2009

                         Varsóvia-Polônia
A cidade de Varsóvia, capital da Polônia, está localizada junto às margens do rio Vístula. Com 1,3 milhão de habitantes, Varsóvia era a capital do estado polonês restabelecido após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919. Antes da Segunda Guerra Mundial, a cidade era um grande centro da vida e cultura dos judeus poloneses. Antes da Guerra, a população judaica de Varsóvia era de mais de 350.000 habitantes, o que representava cerca de 30% da população total da cidade. A comunidade judaica de Varsóvia era a maior da Polônia e de toda a Europa, a segunda maior do mundo, após apenas da cidade de Nova Iorque.
Depois da invasão da Polônia pela Alemanha, em 1º de setembro de 1939, Varsóvia sofreu pesados ataques aéreos e bombardeios de artilharia. As tropas alemãs entraram em Varsóvia em 29 de setembro, logo após sua rendição.

Menos de uma semana após, os oficiais alemães ordenaram a instituição de um Conselho Judaico, (Judenrat), sob a liderança de um engenheiro judeu de nome Adam Czerniaków. Como presidente do Conselho Judaico, Czerniaków tinha que administrar o gueto que logo se estabeleceria e executar as ordens dos alemães. Em 23 de novembro de 1939, as autoridades alemãs de ocupação civil passaram a exigir que os judeus de Varsóvia se identificassem usando braçadeiras brancas com uma Estrela de Davi azul. As autoridades alemãs fecharam as escolas judaicas, confiscaram propriedades pertencentes aos judeus, recrutaram os homens para trabalhos forçados, e dissolveram organizações judaicas que existiam antes da Guerra.

                                          Aeroporto Chopin  a cerca de 10 km do centro da cidade. 
Para chegar ao centro da cidade poderá utilizar um taxi (o custo será entre 30-40 PLN) ou transportes públicos:
O ônibus número 175 dirige-se ao centro e à volta do Centro Histórico (Stare Miasto)
O ônibus número 148 e 188 dirige-se ao “outro” lado do rio, para Praga, Grochów e Gocław - O ônibus nocturno número N32 dirige-se ao centro da cidade.
                                          Eu fui a pé... brincadeirinha... rsrsrs
O castelo Zamek Krolewski foi construído no século XVII, e serviu como residência dos reis poloneses. Destruído durante a segunda guerra, foi totalmente restaurado nos anos 70 e hoje abriga um museu, onde estão em exibição tapeçarias, mobílias antigas, pinturas e muita informação sobre a história da Polónia.

Praça Zamkowy, parte da entrada da cidade velha, centro histórico. No centro da praça a estátua original de Segismundo III, o rei dá a Polônia.

                                          Praça do Mercado da Cidade Velha.
Olhando para os prédios fica difícil acreditar que há pouco mais de meio século as construções, foram alvo de terríveis bombardeamentos. Os prédios de três ou quatro andares são todos coloridos. É difícil dizer se o local é mais bonito durante o dia ou à noite.
                                                    Palácio da Cultura e da Ciência.
Este presente de Stalin ao povo polonês se tornou um dos ícones da cidade apesar de ser um edifício odiado por grande parte do povo polaco.No interior abriga um cinema, museus, escritórios, diversos negócios e o Kongresowa Hall, onde realizam-se concertos.

                                                   Catedral de São Miguel Arcanjo.

                                          Igreja ortodoxa, no bairro de Praga, em Varsóvia.
Praga é um antigo bairro da cidade de Varsóvia, localizado no lado leste do rio Vístula. O centro da cidade, cidade velha, cidade nova, Parque Lazienki e Palácio estão localizados no lado oeste do rio.

É o único lugar em Varsóvia, onde ainda continua a ser da cidade industrial do século XIX pode ser devido ao fato de que a praga não foi tão seriamente afecada como outras partes da cidade após a segunda guerra mundial. Este distrito hoje mostra uma combinação do que sobreviveu e construídas após a guerra. Praga está gradualmente se tornando um importante centro cultural, em Varsóvia. Há uma abundância de teatros, galerias, oficinas artísticas, concertos e festivais que ocorrem aqui. Os teatros mais famosos de Praga são teatro Nowy, Zygmunt Hübner Powszechny são um dos mais importantes teatros na Polônia, não devemos esquecer o teatro de rampa, conhecido por seu repertório musical. Na cidade velha de Praga e mais especificamente na rua Zabkowska N 27 é a mais antiga fábrica de vodca em Varsóvia, Koneser. Hoje em dia está fechada para visitantes. Um dos pontos importante  de Praga é a Igreja Ortodoxa de Saint Mary Magdalene. Foi construída entre os anos de 1867-1869 pelo arquiteto russo Mikolaj Syczew. Hoje está localizada em frente à estação Wilenski.

                                          Monumento às vítimas da invação Soviética.

                                          Palácio de Wilanóu.

                                          Parque Lazienki.



                                           A igreja da Santa Cruz é um local de culto católico romano no centro da cidade de Varsóvia. Localizada na Krakowskie Przedmieście, em frente ao campus principal da Universidade de Varsóvia, é uma das mais notáveis igrejas barrocas da capital da Polônia
Num dos pilares desta igreja foi sepultado o coração do compositor e pianista Fryderyk Franciszek Chopin, em 1849. Seu corpo foi sepultado em Paris.


Este castelo foi construído no século XVII, no que era então um subúrbio de Varsóvia. Destruído pelos alemães depois da Revolta de Varsóvia de 1944, o prédio foi reconstruído por Mieczysław Kuzma entre 1949 e 1954, enquanto as ruínas do prédio foram demolidos 1913. Desde então, há Frederic Chopin Sociedade o seu museu. O Museu Chopin, em Varsóvia foi estabelecida em 1930. O museu traça a história e as obras de Chopin.

                                   




 A barbacã foi erguido em 1540 e é um dos poucos remanescentes da complexa rede de fortificações históricas que cercavam a cidade de Varsóvia. Durante a Segunda Guerra Mundial, exatamente durante o cerco de Varsóvia (1939) e da Revolta de Varsóvia de 1944, a barbacã foi em grande parte destruída, como a maioria da cidade velha. Foi reconstruída após a guerra, durante 1952-1954, com base das gravuras do século XVII.
                               

                                          A torre do relógio.
                                          Limites do gueto de Varsóvia.

Fragmentos de muro do Gueto de Varsóvia, foi o maior gueto judeu da Europa ocupada pelos nazistas, cerca de 4 km, ocupando a maior parte do centro da cidade.                                            


                                Não lembro o nome dessa igreja. Quem souber me avisa, ok?


                                                     Museu de Marie Curie
Marie Curie, nome assumido após o casamento por Maria Skłodowska, (Varsóvia, 7 de Novembro de 1867 — Passy, Sallanches, 4 de Julho de 1934) foi uma cientista polonesa que exerceu a sua atividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prémio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio.


                                          O rio Vístula congelado.


A história da Polônia escrita através do Túmulo de um Soldado Desconhecido!

Quero ajoelhar-me junto deste túmulo para venerar cada semente que, caindo à terra e nela morrendo, dá algum fruto. Será esta a semente do sangue do soldado, derramado no campo de batalha, ou o sacrifício do martírio nos campos de concentração ou nos cárceres. Será a semente do duro trabalho quotidiano, com o suor do rosto, no campo, na oficina, nas minas, nas fundições e nas fábricas. Será a semente de amor dos pais que não recusam dar vida a um novo homem, assumindo toda a tarefa educativa. Será esta a semente do trabalho criativo nas universidades, nos institutos superiores, nas bibliotecas, nos laboratórios da cultura nacional. Será a semente da oração, do serviço aos doentes, aos que sofrem, aos abandonados: «tudo isto que constitui a Polônia».

2 comentários:

  1. Olá moça que passeia! Que maravilhoso é viajar né?
    Pois eu ando passenado fazem 12 anos por esta Europa.
    Deixo aqui beijão.
    alda

    ResponderExcluir
  2. Oi Alda, desculpa, mas era muito tempo que nao abria esse meu blog, agora resolvi reformula-lo, obrigada querida, bjs

    ResponderExcluir